terça-feira, 3 de julho de 2012

Denarc ganha novas delegacias e sua abrangência é estadual



O Departamento de Investigações sobre Narcóticos teve seu nome modificado para Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico. A sigla permanece "Denarc". O departamento foi reformulado e ganhou abrangência estadual. 
A alteração é fruto do Decreto 58.187, assinado pelo governador Geraldo Alckmin e publicado no Diário Oficial de sexta-feira, dia 29 de junho.
A grande mudança é que todos os serviços de apoio, que eram organizados por portarias do diretor do Departamento, transformaram-se agora em delegacias de polícias. 
Isso aconteceu, por exemplo, com o antigo NAPE (Núcleo de Apoio Escolar), que virou a 2ª Delegacia de Polícia de Apoio Escolar da Divisão Especial de Apoio (DEAP).
“Com isso, os trabalhos de polícia judiciária serão reforçados”, avaliou Wagner Giudice, diretor do Denarc.
Outra novidade da Divisão Especial é a 5ª Delegacia de Repressão às Organizações Criminosas e Financiamento do Tráfico, que vai investigar a lavagem de dinheiro do narcotráfico por meio de inquéritos policiais. 
“Todas as unidades do Departamento faziam isso. Porém, agora, teremos uma delegacia específica. A mudança nos permitiu otimizar recursos e informações e centralizar a inteligência em cada nova delegacia”, comentou Giudice.
A abrangência estadual dará ao Denarc total segurança para atuar além da cidade de São Paulo. 
Por isso foram criadas a 1ª Delegacia de Polícia de Apoio ao Interior, a 3ª de Apoio ao Demacro e a 4ª de Apoio ao Litoral. 
“Nossas ações geralmente culminam com prisões fora da Capital”, explicou o diretor do Denarc. A autoridade acredita que a reformulação vai aumentar o número de inquéritos policiais instaurados no Departamento.
A reformulação do Denarc acompanha as mudanças já ocorridas em outros dois grandes departamentos do Estado: o DHPP (Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa) e o Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais). 
A alteração foi sugerida pela Delegacia Geral de Polícia e esquematizada em conjunto com os diretores dos departamentos.
O Denarc
Entre as funções do Denarc estão o planejamento e a coordenação em todo o Estado de ações operacionais táticas e estratégicas de repressão ao crime organizado quando houver envolvimento de entorpecentes. 
Cabe ao Departamento apurar e combater a produção não autorizada de drogas, e ainda de fiscalizar e controlar o emprego e o uso clínico regular de entorpecentes, em cooperação com o Departamento de Polícia Federal.
A nova estrutura do Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico conta com uma Assistência Policial, com Unidade de Inteligência Policial, Grupo de Operações Especiais (GOE) e Plantão de Polícia Judiciária; Divisão de Investigações Gerais (DIG); Divisão de Prevenção e Educação (DIPE); Divisão Especial de Apoio (DEAP); e Divisão de Administração.
Fonte: SSP/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELA VISITA!
SEU COMENTÁRIO É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA.