sexta-feira, 22 de junho de 2012

Dird vira DECADE, ganha novas delegacias e mais agilidade


O governador Geraldo Alckmin assinou decreto para a mudança de nome do Departamento de Identificação e Registros Diversos da Polícia Civil (DIRD). A medida foi publicada hoje no Diário oficial. Agora, segundo o decreto Nº 58.150, o Dird passa a se chamar Departamento de Capturas e Delegacias Especializadas (DECADE).

A estrutura do DECADE conta com a divisão de vigilância e capturas, divisão especial de atendimento ao turista e divisão de administração. Estes departamentos compunham o DIRD. A novidade é que foi criada uma delegacia de apreensão de adolescentes, que ficará subordinada à divisão de vigilância e capturas. A divisão de produtos controlados também sofreu mudanças e ganhou uma delegacia de mesmo nome, além de receber o departamento de registros diversos. O nome também mudou. Agora é Divisão de Produtos Controlados e Registros Diversos. O DECADE também ganhou um Grupo de Operações Especiais (GOE).

Segundo o diretor do DECADE, delegado Aldo Galiano, a criação da Delegacia de Apreensão de Adolescentes é muito importante dado que a maioria dos crimes violentos tem envolvido menores. “É importante ter um espaço que cuide de cadastramento, apreensão e tenha relação com a Fundação CASA”, explica. 

A Delegacia de Produtos Controlados fará o registro de itens que vão desde explosivos até agrotóxicos. “Qualquer pessoa que tiver um produto inflamável ou perigoso deve ter o alvará da delegacia, que passará a fazer o trabalho preventivo e repressivo”, afirma o diretor. Todos os crimes em que foram usados explosivos, como furtos a caixas eletrônicos por exemplo, serão investigados pelo departamento. Outra novidade é que o DECADE irá fiscalizar o Porto de Santos, controlando os produtos que chegam por lá. 

Entre as divisões antigas, houve algumas mudanças. A Delegacia de Registros Diversos foi para a Divisão de Produtos Controlados e a Divisão de Crimes de Trânsito não fará mais parte do departamento. Os casos deste tipo serão esclarecidos pelos distritos policiais. 

A mudança foi feita por conta da operacionalidade. Agora, o departamento poderá fazer mais inquéritos e apreensões. “Essa reestruturação é ótima. As delegacias que eram ociosas foram extintas e foram criadas duas de grande importância”, celebra Galiano. Ele explicou também que a mudança faz parte da nova política da Delegacia Geral, que é analisar os setores que estão ociosos e destinar recursos, materiais e pessoal para melhorar as atividades.“Estamos preenchendo um vácuo na polícia judiciária”, garante Galiano.

As delegacias de aeroportos e as demais da Deatur não sofrerão mudanças.
Fonte: SSP/SP

4 comentários:

  1. OLÁ !!OBRIGADO PELA VISITA NO MEU BLOG!!!ESPERO QUE ESTA PARCERIA AUMENTE A CADA DIA!!!
    SUCESSO!!
    BOM FIM DE SEMANA!!!
    SILVANA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLÁ SILVANA!! VOU CONTINUAR TE SEGUINDO, OBRIGADO PELA VISITA, ELA É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS E MUITO SUCESSO! ABRAÇOS.

      Excluir
  2. Obrigada pela visita
    Tenho acompanhado suas postagens e ficado bem mais antenada em algumas questões que não fazem parte da minha rotina, tenho gostado muito desse tempo de informação realmente inteligente.
    http://marjoryartes.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLÁ MARJORY, ADOREI SUA VISITA, É MUITO IMPORTANTE ESTARMOS SEMPRE ANTENADOS, A BASE DO SUCESSO É A INFORMAÇÃO E PARCERIA, BOM FINAL DE SEMANA E MUITO SUCESSO. ABRAÇOS!

      Excluir

OBRIGADO PELA VISITA!
SEU COMENTÁRIO É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA.